HISTÓRIA DA DANÇA

PLANO DE ENSINO

CURSO DANÇA – MODALIDADE LICENCIATURA

DISCIPLINA HISTÓRIA DA DANÇA

ANO 2011 – SEMESTRE II – PERÍODO SEGUNDO

CARGA HORÁRIA:  SEMANAL : 4  / SEMESTRAL: 64

PROFESSOR DR. MARCIO PIZARRO NORONHA

 

 

EMENTA

Introdução a história da dança no ocidente e alguns elementos das danças orientais e suas relações com o campo das artes, com a cultura e a sociedade. Panorama histórico da dança a partir dos períodos da pré-história, clássico, moderno e contemporâneo.

 

 

OBJETIVOS

  • Identificar uma cronologia geral da história da dança dentro de um enquadre teórico e crítico.
  • Estudar, analisar e compreender os movimentos artísticos e estéticos na história da dança.
  • Desenvolver um estudo histórico, crítico e historiográfico da dança em suas diferentes manifestações culturais, religiosas e artísticas.
  • Refletir acerca das relações entre a história e a estética.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Unidade I. Origens, definições, conceitos. Dança e religiosidade. Dança social.  Dança enquanto Arte. Reflexões teóricas em torno da História da Dança.

 

Unidade II. A dança das cortes e a dança cênica. O Bugaku. A dança nas cortes chinesa e japonesa. O Ballet. Século XVIII. Século XIX. Diaghilev. O Ballet russo. Balanchine e o Ballet americano.

 

Unidade III. Dança Moderna. Delsarte e Dalcroze. Mary Wigman. Ruth St. Denis. Ted Shawn. Isadora Duncan. Martha Graham. Doris Humphrey. Rudolf von Laban. Erick Hawkings. Merce Cunningham. Paul Taylor. Artes norte-americanas da dança: O tap, o vaudeville, o jazz, Broadway e Hollywood dance, Hip-hop dance. O Musical, FILM DANCE e VIDEO DANCE.

 

Unidade IV. Dança contemporânea e na contemporaneidade. Coreógrafos pós-modernos. Dança contemporânea no mundo. Artistas interartísticos e transmidiais. Meredith Monk. Joe Istre. Jody Oberfelder. E outros. Retomando as reflexões teóricas em torno da História da Dança.

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivo-dialogadas; Uso de material visual e audiovisual; estudo histórico, historiográfico e crítico da dança enquanto arte, fenômeno, cultura e religião (religiosidade); Leitura, fichamento e apreciação crítica de textos; trabalhos individuais e em grupo com apresentação oral e escrita (seminários).

 

 

CRONOGRAMA – CALENDÁRIO

 

 

AGOSTO (2 ENCONTROS)

 

05 – sem aula / limpeza do prédio da FEF.

 

12 AULA 1 – SEMANA PEDAGÓGICA. SEMANA DE PLANEJAMENTO.

 

19 AULA 2 – Aula expositiva. Origens e definições: dança. Dança e as categorias tempo, espaço, corpo, esforço ou energia (dinâmica). Apreciação. Dança e religião. Dança, cultura e sociedade. Dança social. Danças de corte. Danças de trabalho. Danças de guerra. Dança comunal (comunidades étnicas e cultura). Arte e Dança.

FILMES: BARAKA (DIREÇÃO RON FRICKE); KOYAANISQATSI (DIREÇÃO GODFREY REGGIO); DOCUMENTÁRIO: DANÇAS BALINESAS: A DANÇARINA E A FEITICEIRA.

 

SEMINÁRIO DE HISTORIOGRAFIA – UFOP – MARIANA MG.

 

26 AULA 3 – CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR. Aula expositivo-audiovisual. Filmes: Baraka. Koyaanisqatsi. Documentário Danças tradicionais balinesas.

 

ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA – UFG – GOIÂNIA – 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO – CAMPUS SAMAMBAIA.

 

 

SETEMBRO (4 ENCONTROS)

 

02 AULA 4 – Aula expositivo-audiovisual. Dança, cultura sociedade.

 

TRABALHO EM GRUPOS. FILMES. Resenha dos filmes:

O Baile;

O poder vai dançar;

Retratos da vida;

Zorba, o grego;

Dançando no escuro;

Dançar – despertar de um desejo;

Dança para o sucesso (Passo a Due)

Billy Elliot;

Cisne Negro;

Happy Feet.

 

TAREFA: Refletir acerca do lugar da dança e do campo cênico musical no sentido político, cultural, social, religioso, psicológico (psíquico), amor, sedução, conquista sexual, etc., através dos filmes indicados.

 

05 A 07 SETEMBRO – ABRACE – ENCONTRO.

 

07 SETEMBRO – FERIADO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 

09 AULA 6 – CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE DO DIA ANTERIOR. Apresentação oral das resenhas dos filmes.

GRUPOS

BILLY ELLIOT – Carlos Jhonathan, Danilo Santana, Ludmillla Lima, Bhrenda Camille

ZORBA O GREGO – Giulyane Nogueira, Nathalia Bernardes, Sacha Witkowski

DANÇANDO NO ESCURO – Hosan, Ana Carolina, Luana

DANÇA PARA O SUCESSO – Karina, Nathalle, Simone

RETRATOS DA VIDA – Daniela M, Cecília, Livia

CISNE NEGRO – Erica, Dayane, Deborah

DESPERTAR DE UM DESEJO – Jessica, Karine, Leticia

HAPPY FEET – Daniely, Olga, Warla

O BAILE – Marco Aurélio

 

16 AULA 6 – Aula expositiva. DANÇA ENQUANTO ARTE. Da corte real à dança cênica (dança teatral). As danças nas cortes chinesa e japonesa. A história do ballet. A era Diaghilev. Michael Fokine e Vaslav Nijinsky. Os desenvolvimentos europeus e norte-americanos. Ballets e bailarinos: séculos XVIII-XX.

ENTREGA DO TRABALHO DAS RESENHAS.

 

23 AULA 7 – Aula expositivo-audiovisual.  DANÇA ENQUANTO ARTE. A dança moderna. Iniciadores: Isadora Duncan. Ruth St. Denis e Ted Shawn. François Delsarte e Émile Jaques-Dalcroze. Mary Wigman. Primeira geração: Rudolf von Laban. Martha Graham. Doris Humphrey. Charles Weidman. Segunda geração: Erick Hawkins. Merce Cunningham. Paul Taylor.

Vídeos: A pequena bailarina; Picasso e a dança; A história do Bolshoi.

 

CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA – UFG – JATAÍ – 26 A 30 DE SETEMBRO – CAMPUS JATAÍ.

 

30 AULA 8 – Aula expositiva-audiovisual. DANÇA ENQUANTO ARTE. A dança da segunda metade do século XX e século XXI. Dança contemporânea. Dança e pós-modernidade etc. dança e mundo globalizado. O Judson dance theatre. O pilobolus. Bill T. Jones. Maurice Béjart. Twyla Tharp. Robert Joffrey. Tanztheatre e Pina Bausch. Nederlands Dans Theater e Jiri Kylian. Butoh e Tatsumi Hijikata & Kazuo Ohno. Meredith Monk. Fernando Bujones. Karole Armitage. Lucinda Childs. Anne Teresa de Keersmaeker. David Parsons.

Vídeos: Ballet moderno e contemporâneo. Dança contemporânea. Vídeos.

Proust.

Sonhos de inverno. (Ballet adaptado de As Três Irmãs, de Tchekov).

Ensaio geral (festival de Nancy).

Mozart Tango (Bejart).

As bacantes (versão andaluz).

Dido & Aeneas (Sacha Waltz)

Pina Bausch, 1980.

 

PESQUISAS SOBRE OS CONCEITOS DE: DANÇA-TEATRO. FILME. PINA BAUSCH. DANÇA-ÓPERA. FILME. SACHA WALTZ.

 

OUTUBRO (4 ENCONTROS)

 

ENCONTRO DE HISTÓRIA DO IFG – GOIÂNIA – 04 a 07 DE OUTUBRO – IFG GOIÂNIA.

 

07 AULA 9 – Aula expositiva. O tap. O vaudeville. O jazz dance. O teatro musical: Broadway dance. O dança filmada. O filme de dança (filme musical). Hollywood dance. Josephine Baker. Gene Kelly. Gingers Rogers. Fred Astaire. Cyd Charisse. Leslie Caron. FILME: WEST SIDE STORY (1961). Bob Fosse. John Travolta. Patrick Swayze. O Baile de Ettore Scola. Dança e videoclipe: Michael Jackson e Madonna. O hip-hop. Os fenômenos juvenis de High School Musical e Glee.

 

12 OUTUBRO – FERIADO NOSSA SRA. APARECIDA

 

14 AULA 10 – TRABALHO INDIVIDUAL. FILMES. NÃO PRESENCIAL.

 

Cada aluno deverá desenvolver uma pesquisa sobre um filme de dança. Estudar o gênero do filme. Analisar o contexto de produção do filme. Analisar os conteúdos do filme. O papel da dança no enredo do filme. Estilos de dança. Relações da dança com as demais artes, com ênfase para a relação entre dança e cinema. Modelos de corpo humano que estão sendo referidos. Figurino de dança. Relações da dança com as demais artes, com ênfase para a relação entre dança e cinema.

LEITURA DA CENA MUSICAL: CADA ALUNO (A) DEVERÁ ESCOLHER UMA CENA MUSICAL DO FILME E ANALISAR OS SEGUINTES ASPECTOS EM PROFUNDIDADE: MODELAGEM DO CORPO HUMANO, RELAÇÕES TEMPO-ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO NO INTERIOR DO FILME, ENERGIAS E DINÂMICAS UTILIZADAS, O USO DE OBJETOS RELACIONAIS (OBJETOS REFERIDOS AO CORPO, USO DE PRÓTESES CORPORAIS) E SUA INTEGRAÇÃO A COREOGRAFIA (AÇÕES DE DANÇA E CÉLULAS COREOGRÁFICAS).

 

18 a 20 de outubro – ENGRUPE – ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA – MARINGÁ, PARANÁ.

 

21 AULA 11 – CONTINUAÇÃO DOS TRABALHOS EM GRUPO. ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL.

 

24 E 25 DE OUTUBRO – III CONGRESSO DE GINÁSTICA GERAL E DANÇA DO CENTRO-OESTE.

 

28 AULA 12 – AULA EXPOSITIVA E DISCUSSÃO DAS PROPOSTAS DOS TRABALHOS. TRABALHO AVALIATIVO DA DISCIPLINA. PROFESSOR MARCIO PIZARRO NORONHA.

 

28 A 31 DE OUTUBRO – CONGRESSO DE MODA FAV UFG.

 

 

NOVEMBRO (3 ENCONTROS)

 

02 NOVEMBRO – FERIADO FINADOS.

 

03 A 05 DE NOVEMBRO EVENTO DANÇA E NARRATIVA – FEF UFG.

 

04 AULA 13 – A TURMA DO CURSO DE DANÇA ESTARÁ DIRETAMENTE ENVOLVIDA NESTE EVENTO. ATIVIDADE INTEGRADA AO CORPUS DA DISCIPLINA. TRABALHO AVALIATIVO DA DISCIPLINA. ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL. CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR. PROFESSOR MARCIO PIZARRO NORONHA.

 

07 A 09 DE NOVEMBRO – ENCONTRO HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE – UDESC – FLORIANÓPOLIS – SC

 

11 AULA 14 – TRABALHO AVALIATIVO DA DISCIPLINA. CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR. PROFESSOR MARCIO PIZARRO NORONHA.

 

12 A 15 NOVEMBRO – CONGRESSO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – UNB.

 

15 NOVEMBRO – FERIADO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

 

16 A 20 DE NOVEMBRO – CONGRESSO CIEAA – UEG.

 

18 AULA 15 – APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS FINAIS. Em sala de aula.

 

18 A 30 DE NOVEMBRO – EVENTO EMAC E FEF. FUGA.

 

25 AULA 16 – APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS FINAIS. Em sala de aula.

 

 

DEZEMBRO (3 ENCONTROS)

 

02 AULA 17 – APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS FINAIS. APRESENTAÇÃO PÚBLICA NA FEF – CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA, DURANTE A SEMANA DE ATIVIDADES DOS CURSOS DA FEF.

ATIVIDADES DO CURSO DE DANÇA NOS DIAS 01, 02 E 03 DE DEZEMBRO. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS FINAIS DE DISCIPLINAS.

 

09 AULA 18 – RECUPERAÇÃO.

 

16 AULA 19 – RECUPERAÇÃO.

 

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Produção textual; desempenho oral; leitura crítica de um produto estético fílmico no campo da dança; Pontualidade; senso de organização e responsabilidade; Capacidade de atuação individual e em grupos.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BIBLIOGRÁFICAS:

 

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA:

BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidade em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: Fabiana Dultra Britto editora, 2008.

CALDEIRA, Solange Pimentel (org.) III Seminário e Mostra Nacional de Dança Teatro. Coleção caminhos da dança teatro no Brasil. Viçosa: Tribuna Editora, 2011.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo Perspectiva, 2004.

DESMOND, Jane C. (ed.) Meaning in motion. New cultural studies of dance. Durham & London: Duke University Press, 1997.

DIDIER-WEILL, Alain. Invocações: Dionísio, Moisés, São Paulo e Freud. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999.

DILS, Ann and Ann Cooper Albright, eds. Moving History / Dancing Cultures: A Dance History Reader. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 2001.

DUVIGNAUD, Jean. Festas e civilizações. Fortaleza e Rio de Janeiro: EdUFC e Tempo Brasileiro, 1983.

GOLDBERG, Rose-Lee. A arte da performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LIHS, Harriet. Appreciating dance. A guide to the world´s liveliest art.  Hightstown, Canada: Princeton Book Company, Publishers, 2009. Fourth edition.

MORGENROTH, Joyce. Speaking of dance. New York and London: Routledge, 2004.

SÁNCHEZ, Licia Maria Morais. A dramaturgia da memória no teatro-dança. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SOUZA, José Fernando Rodrigues de. As origens da Modern Dance: uma análise sociológica. São Paulo: Annablume, UCAM, 2009.

TYNAN, Kenneth. A vida como performance. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VALÉRY, Paul. Degas dança desenho. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.

 

BÁSICA:

BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.
GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

MENDES, M. G. A dança. São Paulo: Ática, 1985.

MONTEIRO, Mariana. Noverre: Cartas sobre a dança. São Paulo: Edusp, 1998.
COMPLEMENTAR:

BOGÉA, Inês. O livro da dança. Ilustrações de Marcelo Cipis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

DUNCAN, Isadora. Minha vida. RJ: Editora José Olympio. 1989.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal. Dança-teatro: repetição e transformação, São
Paulo: Hucitec, 2000.

GREINER, Christine. Butô: pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998.

SASPORTES, J. Pensar a dança: uma reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: Imprensa Nacional-casa da moeda, 1983.

WATSON, Peter. Nureyev: uma biografia. RJ: Jorge Zahar, 1995.

SANTANA, Ivani.  Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias, São Paulo:Educ/Fapesp,
2002.

PEREIRA, Roberto. Lições de dança.1 v. Rio de Janeiro: Universidade, 1999.

PEREIRA, Roberto. Lições de dança. 2 v. Rio de Janeiro: Universidade, 2000.

PEREIRA, Roberto. Lições de dança. 4 v. Rio de Janeiro: Universidade, 2004.

 

 

 

VIDEOGRAFIA

 

COREOGRAFIAS:

CARMEN. COREOGRAFIA ROLAND PETIT.

CINDERELLA. COREOGRAFIA FREDERIK ASHTON.

COPPELIA.

O CORSÁRIO. COREOGRAFIA DE PETIPA.

DON QUIXOTE. COREOGRAFIA DE PETIPA E GORSKY.

O SONHO (SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO). COREOGRAFIA FREDERIK ASHTON.

GISELLE.

O QUEBRA-NOZES. COREOGRAFIA BALANCHINE.

A BELA ADORMECIDA. COREOGRAFIA PETIPA.

O LAGO DOS CISNES. COREOGRAFIA PETIPA.

CAGE / CUNNINGHAM.

 

FILMOGRAFIA:

ANOS 1930 E 1940.

UM AMERICANO EM PARIS. (1951)

CANTANDO NA CHUVA. (1952)

BEIJE-ME KATE. (1954)

SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS. (1954)

O REI E EU. (1956)

WEST SIDE STORY. (1961)

ISADORA. (1968)

CABARET. (1972)

SATURDAY NIGHT FEVER. (1977)

THE WIZ. (1978)

HAIR. (1978)

ALL THAT JAZZ. (1979)

FAME. (1980)

GREASE. (1982)

FLASHDANCE. (1983)

STAYING ALIVE. (1983)

FOOTLOOSE. (1984)

A CHORUS LINE. (1985)

DIRTY DANCING. (1987)

SALSA. (1988)

GREASE 2. (1990)

SHALL WE DANCE. (1997)

CATS. (1997)

LES MISERABLES. (1998)

DANCE WITH ME. (1998)

BILLY ELLIOT. (2000)

MOULIN ROUGE. (2001)

CHICAGO. (2002)

DIRTY DANCING: HAVANA NIGHTS. (2004)

RENT. (2005)

THE PRODUCERS. (2005)

HAPPY FEET. (2006)

DREAMGIRLS. (2006)

HIGH SCHOOL MUSICAL 2. (2007)

HAIRSPRAY. (2007)

HIGH SCHOOL MUSICAL 3. (2008)

GLEE. (2010)

 

 

SITES

www.addicted2salsa.com

www.andalucia.com/flamenco/nuevoflamenco.htm

www.cyberdance.org

www.balletmagnificat.org

www.dancecritics.org

www.dancehorizons.com

www.dancemagazine.com

www.danceofuniversalpeace.org

www.flamenco.org

www.flamenco-world.com/flamenco.htm

www.isadoraduncan.org

www.laban.org

www.marthagrahamdance.org

www.merce.org

www.meredithmonk.org

www.twylatharp.org

www.whirlingdervishes.org

www.sacreddanceguild.org

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s