ENSINO DE ARTE

LEITURAS SINTOMAIS E ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA: INTERFACES ARTE E PSICANÁLISE.

 

Dr. Marcio Pizarro Noronha

RESUMO:  Este  paper  apresenta  os  aspectos  teórico-metodológicos  de  uma pesquisa  que  privilegia  relações  entre  arte,  história  e  psicanálise,  no  estudo  da criação  e  do  processo  criativo.  Trata  da  leitura  sintomal  de  textos,  livros,  diários, correspondências, manuscritos e outros materiais escritos por artistas envolvidos em processos de criação visual, sonora e audiovisual. Privilegia-se o mapeamento e a produção contemporânea com enfoques para termos da modernidade e seus atores. Imagens  e  sons  são  observáveis  do  ponto  de  vista  das  relações  intertextuais  e  o cruzamento  da  pesquisa  histórica  (e  teórica)  com  a  pesquisa  no  campo  da etnografia, da clínica e da produção poética é privilegiada. Nestes termos, o trabalho procura discutir questões em  torno da metodologia da produção de audiovisuais e registros documentais de processos de pesquisa em poéticas contemporâneas.
PALAVRAS-CHAVE:  leitura  sintomal,  arte  contemporânea,  processos  criativos  e ensino de arte

Quer ler o texto completo? Então, acesse: http://www.slideshare.net/grupointerartes/leituras-sintomaiseensinodeartecontemporanea1

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos Científicos, Teorias e Histórias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s